Devir é um conceito da Filosofia e denomina transformação intensa da vida, a partir dos encontros que construímos. Inspirados por este conceito, oferecemos nosso espaço e nosso trabalho para que possamos produzir transformações, as quais sejam por uma vida alegre, criativa e engajada social, política, ecológica e eticamente.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Curso de Introdução à Esquizoanálise (Filosofia da Imnência) O pensamento de Guattari e Deleuze.


Contemporaneamente, a intensa volatilização dos valores e das relaçoes, acompanhada paradoxalmente, por um recrudecimento das regras rígidas de conduta e dos modos de vida pré-fabricados, têm trazido a sensação coletiva de violência, falta de consistência e ausência de possibilidades de vida, que não estejam galgados no valor do consumo e do capital.

Nascida do encontro de Félix Guattari e Gilles Deleuze, dois grandes pensadores contemporâneos, a Esquizoanálise (ou Filosofia da Imanência), oferece uma multiplicidade de instumentos e conceios teóricos, práticos, metodológicos e éticos para uma aborndagem e intervenção nas áreas de Saúde, Psicologia, Educação, Filosofia e Ética, que considere toda esta complexidade e necessidade de abertura do pensamento e percepção que demanda este panorama atual.

O curso está aberto tanto a profissionais das áreas referidas, quanto para os demais interessados.
Um primeiro módulo introduzirá os principais conceitos deste pensamento.
Um segundo módulo estará contemplando a utilização destes conceitos para o trabalho na Saúde, na Educação, na Psicologia e demais intervenções de cunho social.

Haverá dois encontros para a experimentação dos possíveis participantes, que serão realizados nos dias 26 e 29 de fevereiro, às 19:30h, na R. José Vilagelim Neto, 66 - bairro Taquaral, na cidade de Campinas.

Contatos e informações: (19)3342-9446/ (19) 8155-0612/ (19) 8138-0300

Facilitador-disparador do curso: Fernando Yonezawa, psicólogo formado pela UNESP (Assis), Mestre em Educação pela Univ. Fed. do Rio Grande do Sul, participante do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq "Guattari, Deleuze e Foucault - Elos e Ressonâncias", pesquisador bolsista pela FAPESP por dois anos.

8 comentários:

coletivo dEVIR disse...

Perdoem os pequenos erros de digitação, esta divulgação foi escrita um pouco às pressas...
Gostaria de informar também que cada módulo do curso terá a duração de 5 meses, sendo 1 encontro semanal de cerca de 2h, totalizando 4 encontros mensais.

Carolina Cristina disse...

oi fer... adorei o blog... cheio de explicações e fotos lindas...
bjos, carol.

Anônimo disse...

oi fernando, quem diulgou seu curso até chegar aqui nesse terminal periférico foi a mari quarentei. gostei e queria saber sobre que dia da semana ocorrerá os encontros. grande salve
andré
www.maquinomovel.com

coletivo dEVIR disse...

Olá André, haverá duas aulas experimentais (para que as pessoas experimentem a aula), que acontecerão dias 26 e 29 de janeiro, às 19:30, à R. José Vilagelim Neto, 66, no bairro Taquaral, em Campinas.
Após este encontro, daremos início ao módulo 1 do curso, a partir do dia 04 de março, mesmo horário e local.
Venha, será muito bem vindo! Para nós será uma alegria recebê-lo!
Cordialmente
Fernando Yonezawa

Anônimo disse...

gostria muito de participar, contudo durante a semana fica complicado além da distância. Enfim, vou ver como me arranjo nesses dias pra poder conhecer a proposta. E desde já opero linkagem no maquinomovel do seu blo: devirtrans, ok?
valeu
andré

coletivo dEVIR disse...

Ok, André!
De todo modo, estou à disposição para trocas e conexões quaisquer.
O importante é encontrarmos alianças!
Quando quiser, é só procurar!
Se puder dar uma força na divulgação do curso, fico muito grato!
Um abraço!

Anônimo disse...

filosofia da Imnência não é um pensamento qualquer de "auto-ajuda". A teoria de Guattari e Deleuze é profundamente significante para construção de uma nova referência da vida no seu sentido amplo: homem x natureza. a grande riqueza dessa relação rizomatica é que não sabemos onde começa um ou recomeça o outro...
Valeu pelo curso
Zezinho.

Anônimo disse...

Estudar Esquizoanálise tem me aberto muitos olhares... especialmente sobre os conhecimentos da Terapia Ocupacional e da Economia Solidária. Pensar o mundo de maneira rizomática, imanente, entre outros conceitos novos que ainda não consigo nomeá-los... têm me dado recursos para ver onde somos capturados nas micro-relações, apesar de acharmos que estamos contra a lógica hegemônica... Estudar Esquizoanálise estremece uma base a duras marteladas que me fazem querer mais!