Abaixo, vai o resumo do texto e, logo em seguida, o link para o artigo completo. Também, algumas imagens de uma intervenção performática urbana, realizada pela Juliana, junto com alguns de seus estudantes.
Resumo
Este trabalho se propõe a pensar a arte da performance na interface com a educação como analisador das práticas cotidianas. Diante disso, a performance é aqui pensada como elemento agenciador de processos educativos que mobilizam e deslocam o cotidiano enquanto modos de vida pré-estabelecidos e sedimentados no dia-a-dia contemporâneo. A educação e a performance possuem aproximações ao se configurarem como práticas de experimentações vinculadas ao tempo presente, ao imprevisível, ao inesperado que produzem mobilizações de signos rígidos e definidos pela cultura. Tais formas de existir, pautados no ideal moderno de paz, calma e sucesso, produzem adoecimentos e fracasso banindo os embates de forças vinculados a própria vida. Frente a essas configurações do mundo contemporâneo, os processos de subjetivações trazem a urgência de desvios que produzam novas possibilidades de se viver, promovendo uma grande saúde, vinculada á vulnerabilidade que se abre ao novo e à invenção.