Devir é um conceito da Filosofia e denomina transformação intensa da vida, a partir dos encontros que construímos. Inspirados por este conceito, oferecemos nosso espaço e nosso trabalho para que possamos produzir transformações, as quais sejam por uma vida alegre, criativa e engajada social, política, ecológica e eticamente.

sábado, 10 de maio de 2008

Acompanhar acompanhantes

Esta intervenção foi realizada pela dEVIR a convite de um grupo de alunos do curso de Teologia da PUC-Campinas, responsável pela produção de um Seminário sobre Abortamento provocado, para a disciplina Bioética.

Lá fomos nós. Falar sobre o assunto do momento, mas sobretudo, falar sobre assunto tão delicado.

Que direções tomar? Que afecções seguir, cartografar? Que valores criar? De que ferramentas dispor?

Algumas linhas definidas: é preciso experimentar sair do discurso, explorar os corpos tão endurecidos pelas determinações externas, para que encontrem o que sentem mais do que saibam o que pensam ou o que devem dizer a respeito de tal assunto; importante acompanhar acompanhantes; fundamental não resvalar nos juízos, nos pressupostos, porque primordial acompanhar afetos, dar-lhes passagem, legitimá-los, desconstruindo nossas certezas a cada encontro – parceria para acompanhar afetos, pessoas e não avaliar situações; declamar poesias; precioso desindividualizar, coletivizando.

Nosso norte? Buscar sempre a composição das diferenças, a coletivização das vivências e a união entre o engajamento político-ecológico-social com a sensibilidade, a delicadeza.

Para falar sobre acompanhar... acompanhamos. Para falar sobre parceria... construímos parceria. Para falar sobre encontros... encontramos. Para falar sobre modos de vida possíveis... os criamos. Falando sobre sentimentos... sentimos. Juntos. Lado a lado.Parceiros. Empreiteiros. Aventureiros. Inventores. Atores. Experimentadores. Delicadamente.

E experimentamos disposições, composições, afecções. Produzimos novos modos de encontrar o outro.

Para além da aridez do tema, pudemos acompanhar afetos. E fizeram-se outros modos de vida. Pudemos até sentir alegrias.