Devir é um conceito da Filosofia e denomina transformação intensa da vida, a partir dos encontros que construímos. Inspirados por este conceito, oferecemos nosso espaço e nosso trabalho para que possamos produzir transformações, as quais sejam por uma vida alegre, criativa e engajada social, política, ecológica e eticamente.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Ressonâncias do Workshop: Vivências teórico-práticas em Esquizo-análise Rio Verde – GO.


Dias 26 e 27 de maio estivemos no Senac de Rio Verde - Goiás realizando o Workshop de Esquizo-análise com graduandos, professores e profissionais psicólogos formados pela FESURV (Universidade de Rio Verde).

Trabalhamos o tema Morte e Vida: por uma educação dos afetos, por uma clínica da diferença, de modo que pudemos, ao longo dos dois dias, ir construindo – e, por conseqüência descontruindo – outros modos de relação pautados na potência e na produção de diferença. Pudemos inventar e construir uma educação dos afetos e um clinica da diferença que não fosse  apenas um conteúdo a ser apreendido por uma escuta usual.

Foi surpreendente a maneira como as pessoas foram se engajando nesse outro modo de relação com a produção de saber que passava pela experimentação, pela experiência do corpo nessa relação de afetar e ser afetado.

Produzimos ali, entre nós, outros jeitos de olhar, de falar, de se perceber no coletivo e produção desse coletivo. Nos dispomos ao risco, nos arriscamos a arrancar as “roupas” que normalmente nos deixam constrangidos e fomos entrando no mar das forças do afetar e ser afetado. Sentimos no corpo a potência de outras maneiras de se encontrar e pudemos experienciar outros tipos de morte a partir da vida. Mortes como afirmação da vida.

Fica a vontade de retorno e gratidão pelo apoio, carinho e dedicação de Camila, Larissa e Nathália da FESURV que trabalharam muito para que este work acontecesse, pela atenção de Mariza que nos recebeu no Senac. E agradecemos também e somos gratas pela disponibilidade, carinho e abertura ao desconhecido por parte da(o)s participantes.

Grande abraço a todas e todos que tornaram este work surpreendente
Ângela Vieira e Juliana Bom-tempo