Devir é um conceito da Filosofia e denomina transformação intensa da vida, a partir dos encontros que construímos. Inspirados por este conceito, oferecemos nosso espaço e nosso trabalho para que possamos produzir transformações, as quais sejam por uma vida alegre, criativa e engajada social, política, ecológica e eticamente.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Oficina de práticas corporais Esquizo na XI Semana de Psicologia da USP-RP

Na próxima semana, no dia 26/09, às 17h, por convite da comissão organizadora da XI Semana da Psicologia da USP-Ribeirão Preto, estaremos oferecendo uma oficina de práticas corporais baseadas nos conceitos da Micropolítica da Diferença de Guattari e Deleuze (Esquizoanálise)

O tema da semana é "Há tanta vida lá fora! Por uma Psicologia enraizada e comprometida com a realidade" e estará tratando do problema que a formação em Psicologia traz, de ser muitas vezes acrítica e desengajada, ou, ao contrário, de ser crítica a ponto de não apresentar saídas e propostas.




Diante disso, nossa sugestão, muito bem recebida pela comissão organizadora, é a de trabalharmos com o tema "Que desejo desejamos encorpar na Psicologia?"

Utilizando-nos de exercícios teatrais, música, dança e buscando dar vida a conceitos como corpo-sem-órgãos, desejo, força ativa, construiremos uma experimentação que deverá oferecer ao público inscrito de 100 pessoas um espaço de degustação das potências de seus próprios corpos. Trazendo o conceito de desejo de Guattari e Deleuze, entendido como multiplicidade e produção de diferença, buscaremos produzir campos de afetos e sensações que coloquem um questionamento, antes de tudo afetivo, acerca do tipo de desejo que sustentam em seu modo de sentir, em suas práticas, discursos e modos de olhar a realidade.



Esperamos que seja um momento de produção de alegria e também de aprendizado para os participantes e para nós do coletivo dEVIR, que iremos com Ângela Vieira, Juliana Bom-Tempo e eu, Fernando Yonezawa.

Muito cordialmente, agradecemos desde já à Stella Vilar, da comissão organizadora do evento, que nos convidou para este trabalho. Também desde já desejamos alegria e força para o evento!

Informações e inscrições com Stella Vilar: scvilar@gmail.com