Devir é um conceito da Filosofia e denomina transformação intensa da vida, a partir dos encontros que construímos. Inspirados por este conceito, oferecemos nosso espaço e nosso trabalho para que possamos produzir transformações, as quais sejam por uma vida alegre, criativa e engajada social, política, ecológica e eticamente.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Nobreza e força dos alunos


Hoje já tomei meu copo de liberdade
Minha taça de alegria
e meu elixir de amizade!

Queridos alunos da Esquizoanálise: agradeço o respeito com que estiveram comigo neste semestre e celebro a alegria de transformar nossa sensibilidade em algo mais nobre, mais delicado!

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Ressonâncias da Oficina de Esquizodrama Experimentando estados de tensão: da musicalidade árabe às micro-percepções

In-tensivo. Tensivo. Tensão. Experimentamos atmosferas tensivas. Se antes a tensão se alojava naquelas contenções, contraturas e oposições de força, vimos que onde há encontro há tensão.

E há tensões de inúmeras naturezas. Não falemos de mais tenso ou menos tenso.Falemos de qualidades tensivas, da dinâmica molecular dos afectos.

Quando saboreamos e atravessamos os incômodos, virtualidades se atualizam.

A vida inventa por composição, por receptivatividade.

Manhã de domingo, 27 de novembro. Foi surpreendente: o intensivo-extensivo pode ganhar desenhos provisórios.

Abrimo-nos para o caos perturbador. Não nos privamos de espernear. E experimentamos o combate às forças reativas. Agressividades vieram à tona: sair da representação dá trabalho, é forçoso.

Pudemos raspar algumas de nossas repetições. Pudemos sustentar o combate agressivo. A fúria assaltou o ego e abriu valas arejadas no corpo.

E foi terra se escorrendo. Dragões jorrando fervuras, silêncios, inverborragias fervilhantes, gigantismos corpóreos: conexões dilatando corpos, encompridando-os.

E não há nada dentro, só superfície. "Aconchegos sonoros". "Devir-criança argilar".

Revoluções de vidas na curva da diferenciação; explosões silenciosas ganharam som, ganharam pele.

Aos navegantes, voadores, incendiários e corredores de terra: alegria, carinho e agradecimento pelo encontro e abertura.

Sigamos fortes e atentos as micro-tensões diversas que experimentamos em nossos encontros. Elas são nossos guias da imanência.