Devir é um conceito da Filosofia e denomina transformação intensa da vida, a partir dos encontros que construímos. Inspirados por este conceito, oferecemos nosso espaço e nosso trabalho para que possamos produzir transformações, as quais sejam por uma vida alegre, criativa e engajada social, política, ecológica e eticamente.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Curso de Introdução à Esquizoanálise (Filosofia da Imnência) O pensamento de Guattari e Deleuze.


Contemporaneamente, a intensa volatilização dos valores e das relaçoes, acompanhada paradoxalmente, por um recrudecimento das regras rígidas de conduta e dos modos de vida pré-fabricados, têm trazido a sensação coletiva de violência, falta de consistência e ausência de possibilidades de vida, que não estejam galgados no valor do consumo e do capital.

Nascida do encontro de Félix Guattari e Gilles Deleuze, dois grandes pensadores contemporâneos, a Esquizoanálise (ou Filosofia da Imanência), oferece uma multiplicidade de instumentos e conceios teóricos, práticos, metodológicos e éticos para uma aborndagem e intervenção nas áreas de Saúde, Psicologia, Educação, Filosofia e Ética, que considere toda esta complexidade e necessidade de abertura do pensamento e percepção que demanda este panorama atual.

O curso está aberto tanto a profissionais das áreas referidas, quanto para os demais interessados.
Um primeiro módulo introduzirá os principais conceitos deste pensamento.
Um segundo módulo estará contemplando a utilização destes conceitos para o trabalho na Saúde, na Educação, na Psicologia e demais intervenções de cunho social.

Haverá dois encontros para a experimentação dos possíveis participantes, que serão realizados nos dias 26 e 29 de fevereiro, às 19:30h, na R. José Vilagelim Neto, 66 - bairro Taquaral, na cidade de Campinas.

Contatos e informações: (19)3342-9446/ (19) 8155-0612/ (19) 8138-0300

Facilitador-disparador do curso: Fernando Yonezawa, psicólogo formado pela UNESP (Assis), Mestre em Educação pela Univ. Fed. do Rio Grande do Sul, participante do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq "Guattari, Deleuze e Foucault - Elos e Ressonâncias", pesquisador bolsista pela FAPESP por dois anos.