Devir é um conceito da Filosofia e denomina transformação intensa da vida, a partir dos encontros que construímos. Inspirados por este conceito, oferecemos nosso espaço e nosso trabalho para que possamos produzir transformações, as quais sejam por uma vida alegre, criativa e engajada social, política, ecológica e eticamente.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Artigo fresquinho de nossa Juliana Bom-Tempo sobre Performance e Educação

Com muita alegria divulgamos e compartilhamos mais um artigo publicado por uma das integrantes de nosso coletivo. É o texto da Juliana Bom-Tempo, doutoranda em Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), pesquisadora da arte da performance. O trabalho, que trata da relação entre a arte da performance e Educação, foi publicado na revista Paralaxe, da PUC (Pontífica Universidade Católica) de São Paulo, a qual se foca em publicar trabalhos ligados à Filosofia da Arte e estudos sobre estética.

Abaixo, vai o resumo do texto e, logo em seguida, o link para o artigo completo. Também, algumas imagens de uma intervenção performática urbana, realizada pela Juliana, junto com alguns de seus estudantes.

Resumo
Este trabalho se propõe a pensar a arte da performance na interface com a educação como analisador das práticas cotidianas. Diante disso, a performance é aqui pensada como elemento agenciador de processos educativos que mobilizam e deslocam o cotidiano enquanto modos de vida pré-estabelecidos e sedimentados no dia-a-dia contemporâneo. A educação e a performance possuem aproximações ao se configurarem como práticas de experimentações vinculadas ao tempo presente, ao imprevisível, ao inesperado que produzem mobilizações de signos rígidos e definidos pela cultura. Tais formas de existir, pautados no ideal moderno de paz, calma e sucesso, produzem adoecimentos e fracasso banindo os embates de forças vinculados a própria vida. Frente a essas configurações do mundo contemporâneo, os processos de subjetivações trazem a urgência de desvios que produzam novas possibilidades de se viver, promovendo uma grande saúde, vinculada á vulnerabilidade que se abre ao novo e à invenção.




2 comentários:

ju_bomtempo disse...

Fer e Anjo obrigada pelo carinho de sempre! Estamos sempre juntos nos encontros intensivos das produções mesmo com a distancia extensiva de alguns quilômetros! Mil bejos

Mariana disse...

Ah, que lindo ver o trabalho da Jú dando certo, e feliz por ter estado junto nessa, espero poder estar em mais performances.. (: Toda felicidade do mundo! ;*